quarta-feira, 7 de março de 2012

Complicado, hein??? - SÍNDROME, TRANSTORNO E DISTÚRBIO.

Síndrome = conjunto de sintomas. Ex.Síndrome do pânico que engloba sensação de desmaio, insegurança, medo, etc, etc.
Transtorno = uma perturbação, incômodo. P.ex.Transtorno ansioso, de humor.
Distúrbio = mal funcionamento. Distúrbios do sono.

Na síndrome do pânico, que é um sub-tipo de transtono ansioso, há distúrbios de comportamento.

"Um distúrbio pode ser definido como uma variável ou sintoma indesejado que ao ser inserida a determinado sistema, tende a influir ou perturbar de forma muitas vezes imprevisível o valor das variáveis ou da variável que está sendo controlada.

A palavra distúrbio, etimologicamente, significa alteração da ordem das coisas, interrupção e, pode causar comprometimentos. Os distúrbios nem sempre estão vinculados diretamente com as condições deficientes ou ambientais.

Transtorno é transformação, é alteração, é adquirir nova forma ou feição, é deterioração."

"Distúrbio - padrão psicológico e comportamental que ocorre em um indivíduo trazendo como consequencias stress e incapacidade da qual não é esperado como parte de um desenvolvimento normal.

Transtorno - uma anormalidade na saúde mental e física. Muitas vezes sendo um sinônimo para doença. 
 
Transtornos médicos podem ser categorizados em transtornos mentais e físicos, sendo o primeiro, de longe, o termo mais comum. Já o transtorno físico é normalmente usado para distinções.

Não há muita diferença entre os termos, ambos se completam."

Fonte(s):

 
Em português o conceito Distúrbio é usado com frequência para patologias somáticas (corpo) enquanto Transtorno é usado para psicopatologias (mente/cognição). Complicado né? Deixa eu facilitar:
Quando se fala: "fulano possui um distúrbio cardiovascular" pressupõe-se que algum órgão do seu corpo está funcionando incorretamente, alterando a sua homeostase e é possível identificar onde está (objetivamente) o problema.
Quando se fala: "fulano possui um transtorno obsessivo-compulsivo" pressupõe-se que a pessoa não está funcionais que atrapalham seu desempenho pessoal, social e ocupacional, no entanto não se identifica onde está o órgão "doente". Há um problema, mas não identifica-se somaticamente o local dele.
Os Norte-Americanos têm uma palavra que engloba ambos (distúrbio e transtorno) que é: Desordem. Esta palavra pode ser usada em todos os contextos, no entanto: usando-se a palavra Transtorno (pressupõe-se não se ter correspondência somática); usando-se a palavra Distúrbio (pressupõe-se ter correspondência somática).


Exemplo na psicopedagogia:

Distúrbio ou Transtorno?




O Transtorno de Aprendizagem é a inabilidade específica na leitura, na expressão escrita ou na matemática em indivíduos que apresentam resultado abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade capacidade intelectual. ( American Psychiatric Association, 1994 ).
Os Transtornos de Aprendizagem afetam a habilidade da pessoa de falar, escutar, ler, escrever, soletrar, pensar, recordar, organizar informações ou aprender a matemática. Os transtornos de aprendizagem não podem ser curados. Duram para a vida toda.
De acordo com a definição estabelecida em 1981 pelo National Joint Comittee for Learning Disabilities (Comitê Nacional de Dificuldades de Aprendizagem), nos Estados Unidos da América, Distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas alterações são intrínsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas à disfunção do sistema nervoso central. Apesar de um distúrbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis (por exemplo, alteração sensorial, retardo mental, distúrbio social ou emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é resultado direto dessas condições ou influências. Collares e Moysés, 1992: 32)
A Dificuldade de Aprendizagem está relacionada a vários fatores como:
  Fatores Emocionais;
  Fatores Orgânicos;
  Fatores Específicos;
  Fatores Ambientais.
Deve-se considerar também aspectos psíquicos, que em muitos casos são responsáveis pelo baixo rendimento escolar.
A aprendizagem depende basicamente da motivação. Muitas vezes o que se chama de dificuldade de aprendizagem é basicamente "dificuldade de ensino". Cada indivíduo aprende de uma forma diferente, conforme seu canal perceptivo preferencial. Quando o que lhe é ensinado não o motiva suficientemente, ou lhe chega de forma diferente de seu canal preferencial (de acordo com o canal preferencial de quem lhe ensina), então a compreensão ou o aprendizado não se completa.
 A massificação do ensino tem contribuído muito ao aparecimento e aumento dos "distúrbios de aprendizagem".
Quando a aprendizagem não se desenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a "dificuldade de aprendizagem".  É necessário a identificação do problema, esforço, compreensão, colaboração e flexibilização de todas as partes envolvidas no processo: criança, pais, professores e orientadores.
O que se vê normalmente é a criança desestimulada, achando-se "burra", sofrendo, os pais sofrendo, pressionando a criança e a escola, pulando de escola em escola, e esta pressionando a criança e os pais, todos insatisfeitos.
É necessário o reconhecimento do problema por um profissional adequado, com treino específico da dificuldade a fim de que a criança supere suas dificuldades, com esforço, colaboração da família e da escola em conjunto acompanhando as etapas de evolução da criança.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Exemplo no Transtorno Bipolar

Como categorizado pelo DSM-IV e pelo CID-10, o transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.

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