sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

FW:Quem critica a arte não passou um dia no Caps..

Os mais variados tipos de arte, estético ou bizarro podem ser observados em uma unidade de saúde mental.
Belo, indecifrável, abstrato, incompreensível e outros adjetivos podem ser utilizados em algumas descrições.
A arte torna-se uma forma de expressão, de externalização - uma forma de exame diagnóstico por imagem do 'Eu' - do ego humano.
Acima de tudo, considero arte o exemplo vivo de alguns usuários do Caps que se esforçam para alcançar satisfação e realização nas formas dignificantes propostas pelos profissionais que atuam na saúde mental.
Hoje de manhã, um paciente que eu acompanho há cerca de 4 anos, bem sereno e reflexivo, me inquiriu, após havermos concluído uma atividade em grupo:
"Diego, o que você perguntaria em uma entrevista com Deus?"
A pergunta me surpreendeu e me levou há uma séria avaliação. Depois de alguns momentos respondi-lhe e prestei o meu depoimento sobre o quanto sua colocação havia me ajudado.
Isso pra mim é arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário