terça-feira, 18 de junho de 2013

Extensão das Oficinas de Relaxamento e busca ativa

Com o apoio dos Gestores (após pressão política dos servidores) e a instituição de uma nova Coordenadora, cheia de determinação e desejo de fazer com critério técnico, o Caps de Cabrália está prestes a viver um novo tempo.
Duas das ações que estão sendo planejadas, consistem, a primeira, em extender as oficinas de relaxamento à usuários do Caps que estão somente em psicoterapia (pois até então só vem sendo oferecidas aos pacientes mais frequentes no Caps).
A segunda ação consiste em aumentar as visitas domiciliares de apoio aos Agentes de Saúde, realizando promoção de saúde e prevenção de crises e não somente intervenção nas emergências psiquiátricas.
Aproveitando para esclarecer a comunidade, este tipo de emergências ocorrem quando pessoas entram em surtos psicóticos, que se caracterizam pela presença de alucinações, delírios, pensamento desorganizado e comportamentos estranhos/bizarros. Também pode ser considerada uma emergência, uma crise de raiva com agressividade - agitação psicotora - decorrente de outros transtornos ou devido ao uso de substâncias psicoativas como álcool e outras drogas.
Em casos assim, torna-se necessário ligar para o SAMU e a Polícia Militar, que são responsáveis por controlar a situação, impedindo que alguém "fora de si" machuque-se ou machuque alguém. A equipe do Caps também pode ajudar com apoio psicológico, se a emergência ocorrer durante o expediente da unidade.
Enf. Diego Leal - Coren ID 98607
Especialista em Saúde da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário