segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Histórico do Projeto Participação Cidadã

   Em 2011, ao ouvir profissionais como a psicopedagoga Maria da Pena e a artesã Erli Teixeira, que atuavam no Caps, em parceria com a Farmacêutica do município Letícia Sessa percebemos que, além dos Programas Ministeriais de controle do Tabagismo ("Deixando de Fumar sem Mistério" e "Saber Saúde", o popular 'tabagismo nas escolas'), a saúde mental também precisava de divulgação, visibilidade e projeção aos olhos da parcela "NÃO-ROTATIVA" dos servidores e, principalmente da comunidade. 
   Optamos por tentar atingir, inicialmente uma parcela informada e participativa, com o potencial de atuarem como multiplicadores e formadores de opinião, que trata-se dos internautas. Nasceram assim o site na wix do tabagismo e os blogs do Caps e do Grupo de manutenção da abstenção do Tabagismo 'Novos Ares'. Em 2012, após uma trégua nas represálias políticas à minha atuação profissional, atendi a um pedido de apoio da Gestão em auxiliar na implantação do Programa Saúde na Escola (PSE). Aproveitando o ensejo, porém já atuando solitariamente (quero dizer desprovido de equipe), aprimorei as páginas e grupos nas redes sociais, os blogs já citados e um outro blog adicional, para tratar exclusivamente dos assuntos tão polêmicos cidadania e cultura da paz. Este era um tema que muito preocupava alguns professores da Escola-Piloto na sensibilização do referido PSE, a escola Nair Sambrano.
   Para nossa surpresa e benefício, surgiu a inspirada implantação do CEIT- PR3G, o Centro de Atenção e Inovação Tecnológica, próximo à balsa, além de alcançar formidáveis objetivos, incluindo jovens em projetos maduros e edificantes, também está fomentando a inclusão digital em vários níveis, descobrindo novos caminhos para a PARTICIPAÇÃO CIDADÃ.

-- 
Seu irmão em Cristo, nosso Senhor.
DIEGO DA ROSA LEAL
Enfermeiro - COREN ID 98607
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário