quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INFORMAÇÕES sobre o tratamento com hipnose

A explicação mais plausível obtida é a de que a hipnose provoca modificações profundas no funcionamento do cérebro, alterações essas documentadas por exames de imagens precisos e sofisticados.
Os achados derrubam por terra, de vez, a associação equivocada da técnica com algo místico, esotérico. Não é nada disso. Hoje, o conceito médico de hipnose é claro:
"trata-se de um estado alterado de consciência induzido por profissionais capacitados"
(médicos - hipniatras, odontólogos - hipnólogos e psicólogos - hipnoterapeutas).
Nesse estado, há mudanças nos padrões das ondas cerebrais e várias estruturas do órgão são ativadas com maior intensidade, em especial as relacionadas à memória e às emoções.
O objetivo é atingir um nível máximo de atenção para extrair da mente o que for preciso para ajudar no tratamento, Aproveitando que as condições cerebrais obtidas deixam o paciente com maior abertura para ser sugestionado.
"A pessoa desvia a atenção dos estímulos externos e a crítica diminui. Ela passa a entender e aceitar melhor as sugestões dadas pelo profissional"
Explica o médico Osmar Colás, coordenador do grupo de estudos de hipnose do departamento de psicologia da Uiversidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Revista "Isto é". 9/7/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário