terça-feira, 30 de maio de 2017

AOS AMIGOS E FAMILIARES QUE SE IMPORTAM

AOS AMIGOS E FAMILIARES QUE SE IMPORTAM:

Agosto chegou e com ele, uma reflexão. Há um ano, eu passava por aquela que seria, de longe, a pior crise de TAG (transtorno de ansiedade generalizada - DSM IV 300.02) da minha vida!
O sofrimento foi, literalmente, inenarrável. Não encontro palavras para descrever tamanho desespero. A escuridão era total. Sintomas físicos e psicológicos tomavam conta do meu ser por completo. O medo consumia todos os meus pensamentos e roubava a esperança de um amanhã saudável e feliz. Medo de morrer; medo de viver... Tarefas simples do dia a dia pareciam impossíveis e ficar sozinha por um minuto sequer era assustador.
Em meio a tanta dor, muitas pessoas demonstraram uma preocupação e um carinho para comigo que eu nem imaginava que merecia. Outras poucas, porém, se afastaram sutilmente como se todo aquele sofrimento fosse contagioso ou colocasse em risco sua vida de alegrias fúteis. Isso sem contar os julgamentos direcionados a mim que, mesmo muitas vezes velados, são árduos e ferem profundamente.
A convivência com uma pessoa em plena crise de ansiedade, pânico e/ou depressão não é fácil. Requer muito amor e paciência mesmo sabendo que aquele é um período passageiro. Passageiro sim, embora quando estamos mergulhados neste poço de desespero não somos capazes de enxergar que a alegria está logo à frente, à nos esperar de braços abertos.
Para tal encontro, algumas ações são necessárias tais como intervenção medicamentosa, acompanhamento psicológico, apoio familiar e oração; muita oração. E eu tive a graça de poder contar com a ajuda de pessoas especiais neste período difícil. Algumas muito próximas e outras nem tanto, mas todas de fundamental importância para o meu resgate. Sim, resgate de uma escuridão profunda em que me encontrava.
Tenho o dever de agradecer a Deus em primeiro lugar pelo Seu infinito amor e misericórdia, aos meus amados pais, amigos, familiares, padres e minha extraordinária psicóloga. Todos de suma importância.
A foto que estou usando para ilustrar este post foi criteriosamente escolhida pelo sorriso largo. Há um ano eu pensava que nunca mais seria capaz de sorrir assim novamente. "Nunca mais", eu pensava. Alguns meses depois estava eu nesta bela sessão de fotos oferecida por uma amiga-irmã que me arrancou belas risadas como só ela sabe.
Mas enfim, este agosto será diferente! Hoje estou feliz! Os problemas continuam aqui, mas estou bem para enfrentá-los. Saudável, alegre, confiante, cercada de pessoas que me amam e refazendo minha vida como uma Fênix.
Quero que saibam que Deus é maravilhoso e que está sempre disposto a nos carregar no colo quando nossas forças não são suficientes para seguir. A vida é uma luta constante em que somos convidados a sermos felizes todos os dias. Então, sejamos!
E aos ignorantes de plantão que ainda acreditam que transtornos psicológicos são "falta do que fazer", desejo que a vida realmente os livrem de ter uma pequena amostra que seja desses males. Afinal, é preciso ser extremamente forte para não sucumbir diante deles!
Paz e bem.

Viviane Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário