quarta-feira, 3 de julho de 2013

Competentes, dignos e respeitados

Indivíduos competentes, dignos e respeitados?
Qual o significado disso?

ESTA É UMA BOA META.
Entendo que, muitas vezes é desafiador cumprir o mandamento do Salvador, em Mateus 5:44, "...Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem."
Entendo que, muitas vezes, é BEM MAIS FÁCIL, seguir a antiga Lei de Moisés, no versículo anterior: "...Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo."
O Salvador sabia que, se uma pessoa não conseguisse desenvolver afeto positivo, deveria desenvolver pelo menos respeito, consideração, serviço e preocupação. Se não conseguimos demonstrar afeto, pelo menos prestar atenção aos direitos e necessidades básicas de qualquer ser humano.
É assim que eu me sinto com relação, tanto aos usuários do Sistema Único de Saúde, quanto aos colegas da Prefeitura quanto aos colegas do Caps, onde estou lotado atualmente.
Atualmente, com as "disforias", ou seja, a epidemia de alteração do humor e afetividade, onde tantos, mas tantos, indivíduos oscilam entre alegria patológica ou tristeza patológica, ESTE CONVITE A REFLEXÃO FICA NO AR.
"Será que minha afetividade, minhas emoções, meus sentimentos estão equilibrados, sob controle???"
"Será que fico irritado (a) e agressivo (a) com palavras com muita facilidade, entrando em conflitos e discórdias, alimentando contendas, inimizades e disputas desnecessárias e irracionais, apenas por competitividade, arrogância, orgulho???"
"Desenvolver o respeito POR TODOS OS QUE ESTÃO PRÓXIMOS, tem sido um desafio para mim???"
"Amo, MUITO MAIS a mim do que aos outros ou muito mais aos outros do que a mim, desrespeitando assim direitos e necessidades???"

Um dos desafios dos profissionais da saúde mental e estratégia saúde da família, educadores, entre outros, tem sido promover a auto-estima (que diz respeito à promoção do amor próprio) e realizar o treinamento assertivo, harmonizando as interações entre as pessoas (esse último, refere-se ao ensino ou lembrete dos direitos e deveres individuais, ajudando as pessoas a dar respostas e apresentar reações assertivas, positivas, firmes, respeitosas, vazendo vigorar direitos, em vez de agressivas ou passivo-agressivas).
Esse será um passo importante para as pessoas entenderem o que quer dizer ser alguém competente (reconhecido), digno (íntegro, honrado) e respeitado (que tem seus direitos respeitados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário