quinta-feira, 11 de julho de 2013

FW:O Acolhimento e o PNH

O Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH), foi criado para divulgar e dar visibilidade às experiências bem-sucedidas em melhorar os ambientes, o acolhimento, a comunicação e o serviço nas unidades de saúde, tornando-os mais convidativos, menos angustiantes e estressantes. O manual do Programa Nacional de Humanização (PNH) ajuda no entendimento desse importante processo e ferramenta e incentiva a implementar nas instituições de saúde um protocolo de classificação de risco, ajudando a priorizar o atendimento criteriosamente.
No Caps de Cabrália, na maioria das vezes, quem faz o acolhimento dos novos casos é a enfermagem ou o serviço social, onde procuramos convidar o iniciante para um "tour" nas instalções físicas, procurando aproveitar para ajudar os clientes do serviço a vencer o preconceito contra a psiquiatria.
Muitos ainda acreditam que na unidade frequentam apenas "um bando de loucos" e não compreendem as normas, grupos e oficinas em atividade.
O acolhimento tornou-se uma importante ferramenta na Reforma Psiquiátrica, especialmente na desmistificação da teoria popular que na unidade frequentam pessoas "agressivas, violentas e descontroladas", ficando claro que clientes nesse estado precisam ficar nos hospitais psiquiátricos até sairem do quadro crítico.
Enf. Diego Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário