terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fwd: Resenha Crítica sobre Treinamento Assertivo


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Maria Luíza Costa <marialuizabcg@gmail.com>
Data: 2 de setembro de 2014 07:52
Assunto: Resenha Crítica sobre Treinamento Assertivo
Para: Diego da Rosa Leal <darosaleal.diego@gmail.com>


              O comportamento assertivo é caracterizado pela capacidade do indivíduo defender seus interesses, se firmar em uma posição sem se sentir ansioso excessivamente, mas expressar franqueza e segurança, e exercer seus direitos sem afetar os direitos da outras pessoas. Quando um indivíduo não se comporta assertiva, acarreta para si e para as pessoas em seu meio, conseqüências emocionais, necessitando de um treinamento assertivo.

            Ser assertivo significa agir com uma postura franca, direita, adequada e respeitosa, tanto com relação aos direitos pessoais quanto ao direitos de outras pessoas, o que garantirá aumento da auto-estima, sentimento de bem estar consigo mesmo, e o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais satisfatórios.

       A franqueza é a característica mais importante do comportamento assertivo, não significando que tudo o que se é pensado seja exposto explicitamente, mas sim significando que a exposição de pensamentos, opiniões, ou sentimentos, deve ocorrer de forma precisa, direta e clara, ao mesmo tempo que promove o respeito por si próprio e pelos outros.

            Para que uma comunicação seja considerada assertiva, além da sinceridade, objetividade e respeito com que algo seja declarado é necessário ainda que ela ocorra em um contexto adequado, sendo observado a localização onde a comunicação é realizada, se há oportunidade para que ela ocorra, a maneira como a declaração é feita, com relação a tom de voz e o emprego de gestos não verbais, pois todos estes aspectos devem estar adequados à situação.

            Os direitos que são afetados quando não há comunicação assertiva são chamados de direitos humanos assertivos, sendo eles direito de ser tratado com respeito, expressar sentimentos, opiniões e crenças, dizer não sem se sentir culpado, cometer erros e aceitar suas responsabilidades, ser ouvido e levado a sério, mudar de opinião, pedir o que quer, se colocar em primeiro lugar periodicamente, estabelecer prioridades próprias, e recusar justificativas para seus sentimentos ou comportamentos.

Quando o indivíduo não possui comportamento assertivo ele pode estar realizando um comportamento não assertivo ou passivo, onde o paciente busca agradar ao outros negando seus próprios direitos, um comportamento agressivo, onde o paciente defende seus direitos violando os direitos do outros, ou um comportamento passivo-agressivo, onde o paciente defende seus direitos expressando resistência a exigências sociais ou ocupacionais.

Os comportamentos passivo, agressivo e passivo-agressivo, requerem um reajuste para que o paciente seja capaz de desenvolver o comportamento assertivo, sendo este reajuste promovido através de técnicas como defender os próprios direitos humanos básicos, assumir responsabilidade pela própria afirmação, repetir o que deseja sem alterações, concordar de forma adequada, indagar de forma adequada, analisar o que ocorre na interação com outra pessoa, adiar discussões e ser irônico de forma adequada.

O profissional de Enfermagem constitui diversos relacionamentos no seu ambiente de trabalho, com a equipe que supervisiona, profissionais de outros setores, o superior que é supervisionado, o paciente e seus familiares, e é responsável pela qualidade do relacionamento, principalmente se referindo ao paciente. Portanto é importante para a implantação do treinamento assertivo que o enfermeiro de fato tenha ciência dos tipos de comportamento e das técnicas de realização de treinamento, além de fazer uma auto-reflexão sobre o seu comportamento perante o cliente, para que o mesmo alcance a assertividade de forma eficiente e coerente.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

Townsend, Mary C. (2002). Enfermagem Psiquiátrica: conceitos de cuidado. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.




--
Seu irmão em Cristo, nosso Senhor.
DIEGO DA ROSA LEAL
Enfermeiro - COREN ID 98607

Nenhum comentário:

Postar um comentário